Resenha Livro A Mãe Segundo a Vontade de Deus

Resenha Livro A Mãe Segundo a Vontade de Deus

Postado em:
Blog -
- 11/11/2019 14:44:34

BERTHIER M. S, Jean. A mãe segundo a vontade de Deus. 1ª edição: Niterói, RJ. Editora Caritatem, 2019.

 

O autor deste livro é o Padre Jean-Baptiste Berthier (1840 – 1908). Um piedoso sacerdote, incutido da verdadeira doutrina e dotado de sabedoria, soube imprimir em seus escritos suas preocupações com a reta caminhada dos fiéis católicos. Prova disso é que deixou mais de 30 obras, que retratam sua firme direção para as famílias e para outros religiosos.

Nasceu em Châtonnay, França, foi filho de um fazendeiro, e sendo ordenado sacerdote tornou-se missionário de Nossa Senhora de La Salette. Em seu ministério na montanha e suas atividades pastorais, encontrava muitas pessoas necessitadas, e muitos jovens que queriam ser sacerdotes, porém não tinham possibilidade de ingressar em um seminário, frente a estas situações, decidiu o Padre Berthier fundar no ano de 1895 em Grave (Holanda) a Congregação da Sagrada família que esteve sob orientação do cardeal Langenieux, arcebispo de Reims e recebeu o reconhecimento do Papa Leão XIII em 1911. Faleceu em Holanda deixando como lembrança sua vida de muitas virtudes reconhecidas por quem com ele conviveu. Em 1953 foi iniciado seu processo de beatificação.

Esta obra intitulada “A Mãe Segundo a Vontade de Deus”, foi escrita para auxiliar as mães, sendo uma orientação que cumpre o papel de exortá-las sobre suas muitas obrigações a respeito da educação cristã de seus filhos. O Livro traz um apanhado classificando os diferentes deveres da mãe cristã, o que juntos somam uma verdadeira escola de santidade no seio do lar. A mãe vigilante, como diz o Padre, não descuidará de seu filho, e tudo fará para torna-lo dócil aos ensinos da igreja, e as verdades da fé.

Há inúmeros trabalhos acerca da educação, diferentes conceitos e definições pedagógicas os quais são apresentados todos os dias em muitas escolas. Porém se sabe que não é ali que a verdadeira orientação será condicionada às crianças, apenas a mãe é capaz de com simplicidade e exclusiva atenção, suprir a necessidade de cada um de seus filhos, saciando o que for preciso para o seu crescimento.

A mais completa e eficaz educação pertence à mãe cristã, este é um fato indiscutível. De fato, naturalmente é ela que reconhece as necessidades do seu filho desde os primeiros momentos de vida. Todo pequeno avanço físico e intelectual por ela não passará despercebido, fato que lhe dá oportunidade de intensificar tudo que nascer de bom, orientar o desconhecido e cortar na raiz qualquer vestígio do mal.

O texto deste livro explana a grandiosidade do amor materno, e detalha por completo as obrigações que sucessivamente são exigidas da mãe cristã para a completa educação dos filhos. A educação física e a educação espiritual são as bases que compõe esta nobre missão. Cabe a ela a proteção natural do filho desde o seu nascimento, é a mãe que garantira a saúde e a vitalidade desse novo homem que cresce. A ela do mesmo modo é confiado seu nascimento espiritual, a obtenção dos sacramentos que iniciam a vida católica, assim como o nascimento da fé, o despertar do amor e temor de Deus.

É à mulher e ao Sacerdote que a divindade confiou toda condução da sociedade. A missão sacrossanta da mãe definitivamente não é fácil, é delicada e requer infinita atenção, porém ao mesmo tempo é dócil e sob obediência das leis divinas torna-se intuitiva e acertada.

Não há local no mundo apropriado para tamanha devoção feminina. Por Deus a mulher foi criada para doar-se por completo em um projeto que visa a suprema elevação humana. Não é nos negócios, na universidade ou na política que seu melhor desempenho será observado. Seu lugar é no núcleo do lar, é apenas na maternidade que seu fim será atingido, que sua natureza delicada e sua plena entrega serão por inteiros necessários para o bom desempenho da metódica educação humana.

O objetivo desta formação é encorajar e capacitar mães cristãs para melhor desempenharem o que naturalmente apenas elas sabem fazer. Acreditando que os ensinos da verdadeira fé possam ajudá-las a melhor cumprirem seu encargo. Com as orientações deste livro, se alegremente forem entendidos podem ser solidamente executados.

A linguagem da obra é clara, simples, de mui fácil compreensão. Os escritos de Padre Berthier a este respeito exalam sabedoria, prudência, e muita piedade. A maternidade, à luz da fé católica torna-se uma via de santificação de mães e filhos, é fonte de alegria para os homens, e garantia de perpetuidade de vida e salvação humana.

 

Livro do box de novembro do clube de leitura "A Mulher Cristã".

Para fazer sua assinatura e receber esta obra CLIQUE AQUI.

At, Editora Cariatem.

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Resenha Livreto Santa Mônica - Mãe de Santo Agostinho
Resenha Livreto Santa Mônica - Mãe de Santo Agostinho
Resenha Santa Rita de Cássia
Resenha Santa Rita de Cássia
Famílias numerosas
Famílias numerosas
Resenha Livro A Mulher Cristã e o Sofrimento
Resenha Livro A Mulher Cristã e o Sofrimento
Resenha Livreto de Santa Isabel Rainha de Portugal
Resenha Livreto de Santa Isabel Rainha de Portugal

Receba novidades por email

E-mail cadastrado com sucesso.