Resenha do livro Donzela Cristã: Na joia de sua juventude.

Resenha do livro Donzela Cristã: Na joia de sua juventude.

Postado em:
Blog - Clube de Leitura
- 11/04/2019 09:58:15

VON BREMSCHEID, Matthias. Donzela Cristã: Na joia de sua juventude. 1ra edição: Niterói, RJ. Editora Caritatem, 2019.

Padre Matthias von Bremscheid, sacerdote capuchinho alemão, escreveu este livro em 1899. A obra, destinada ao público feminino compõe-se de 26 capítulos totalizando 172 páginas.

Preocupado com a formação da juventude feminina e com os perigos aos quais estão expostas tantas jovens sem a devida orientação, o Padre Matthias neste livro, abrange as mais importantes questões concernentes a tão importante assunto, permitindo à jovem mulher formar-se dentro da sã doutrina católica. A disposição dos capítulos conduz a leitora através de um método que alia a clara exposição dos problemas e a correta solução a ser adotada.

Nos primeiros capítulos são apresentadas as bases da formação cristã. Propõe para tanto à jovem, que santifique sua juventude ensinando-lhe a necessidade de uma vida católica autêntica, amparada na frequência dos sacramentos, sendo a Santa Missa o centro da mesma. É evidenciado o amor de Deus e as infinitas graças por Ele concedidas, ao mesmo tempo em que reclama das moças uma verdadeira devoção a Santíssima Virgem, esclarecendo a importância e o dever de honrá-la e de ser-lhe dedicada.

O Padre não oculta sua preocupação com o comportamento feminino, especialmente com certa frivolidade, pouco prudente, como se tudo fossem jogos ou passatempos, o que faz com que as jovens deixem de lado ou omitam resoluções sérias que poderão trazer graves consequências em toda a sua vida futura. Recorda o bom Padre, ainda, as muitas distrações, sonhos egoístas, mau-comportamento e falta de esforço sério na própria santificação.

Nos ensinamentos que seguem são tratados assuntos como o respeito humano, onde se demonstra a gravidade de se deixar levar por este mal, ao passo em que ressalta a alegria e satisfação (a verdadeira graça) de ser católico, além da responsabilidade de defender a fé e a verdade que se professa.

Fala-se também do devido respeito e a gratidão que se devem aos pais; e o auxílio a ser prestado em todas as necessidades que sofram. Do cuidado com a economia, da responsabilidade nos deveres de estado, do exercício da ordem e da pontualidade.

Instiga a jovem ao estudo e à compreensão de seu comportamento, suas virtudes e exercícios de piedade; particularmente, anima-a a exercitar a gratidão contínua para com tudo e com todos; o bom humor e a alegria de uma vida solícita e obediente. Esclarece a importância do amor à verdade na formação de um caráter nobre e equilibrado; a moderação no falar, a benevolência com o próximo e a caridade.

Nos últimos capítulos realiza um apanhado sobre as principais características que devem desenvolver aquelas jovens que desejam uma vida religiosa, a graça especial deste estado e a felicidade de quem nele realiza a vontade de Deus. Para as moças que se decidam pelo matrimônio são apresentados pontos e conselhos importantes, como a escolha de um companheiro, e, sobretudo, como comportar-se com ele no namoro, no noivado sendo, então, uma boa preparação para o futuro matrimônio.

Em resumo, o livro abarca as mais importantes questões a serem observadas na formação do caráter da mulher, enaltecendo os comportamentos mais apropriados para que a pureza da juventude seja preservada e produza bons frutos, independente do estado de vida que Deus disponha. Obra de sólida doutrina é uma segura orientação para o desenvolvimento de uma vida de virtudes e piedade próprias de uma verdadeira mulher cristã.

Por fim, para fazer sua assinatura e receber no conforto do seu lar com frete grátis o box do mês de abril clique aqui: https://cprogerwin1200.websiteseguro.com/caritatem/checkout/

​At, Editora Caritatem

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Resenha do livro A moça de caráter
Resenha do livro A moça de caráter
Noiva Singular - A vida de Santa Inês
Noiva Singular - A vida de Santa Inês
Resenha do livro
Resenha do livro "O Meu Retiro"
Livro Santo Elzeário e a Bem-Aventurada Delfina
Livro Santo Elzeário e a Bem-Aventurada Delfina
Resenha: As Três Chamas do Lar
Resenha: As Três Chamas do Lar

Receba novidades por email

E-mail cadastrado com sucesso.