Resenha do livro O Matrimônio Cristão

Resenha do livro O Matrimônio Cristão

Postado em:
Blog - Clube de Leitura
- 14/05/2019 12:20:30

TOTH, Tihamer. O matrimônio cristão. 1 ra edição: Niterói, RJ. Editora Caritatem, 2019.

Tihamer Toth (1889–1939), sacerdote e professor húngaro, Bispo de Verszprém que se destacou como pregador e por sua dedicação à educação e orientação de jovens, escreveu esta obra com o título original “A Keresztény Házasság”, agora publicada pela Editora Caritatem, em uma versão que abrange aproximadamente 280 páginas.

Monsenhor Toth realizou várias conferências voltadas a este importante assunto: o matrimônio, que já havia adquirido o aspecto trágico por sua degradação dentro da sociedade paganizada. Estas conferências são apresentadas em 17 capítulos que esclarecem a sua dignidade e ressaltam a sua sacralidade.

Os primeiros capítulos se voltam para um entendimento do matrimônio quanto sacramento, seu significado dentro do plano divino, sua natureza indissolúvel e sua finalidade. De uma maneira emocionante o Bispo descreve o dever dos cônjuges após a promessa no altar, e a forma que devem tomar como cruz todas as dificuldades que envolvem este estado. Também se destaca a graça santificante concedida por Deus por meio deste sacramento tão importante para a humanidade.

É descrito em textos ricos de detalhes e de maneira esclarecedora todo o posicionamento e a autoridade da Santa Mãe Igreja sobre tudo que envolve este precioso passo na vida dos fiéis. As orientações e obrigações a serem cumpridas para que pela doutrina a união seja legítima, válida e santa.
Separa-se ainda capítulos para desenvolver a tamanha gravidade do divórcio, sua maléfica influência na destruição das famílias, sociedade e principalmente moralidade, além da perdição das almas. A maneira como se disseminou e conquistou aceitação das pessoas no passar dos anos faz parte de um contexto que reflete o péssimo estado de respeito e temor a Deus através de seus mandamentos e doutrina deixados para a humanidade.

O livro continua abrangendo os numerosos casamentos felizes e sua possível conquista quando realmente pelos cônjuges está claro o seu fim.
Tihamer Toth fala sobre a benção que são os filhos e a sublimidade da manifestação divina nas famílias numerosas, a santificação que delas provêm para os filhos, para os pais e para toda santidade. Destaca ainda a grande responsabilidade do pais em prover aos filhos uma vida digna, com uma educação que edifique nas virtudes e princípios católicos.
Esta obra apresenta ainda como um apêndice a Carta Encíclica Casti Connumbii escrita por sua Santidade o Papa Pio XI deixada para todos os fiéis, e clero tratando do sacramento do matrimônio, considerando as condições em que se encontra, as exigências da Santa Sé, e ainda os erros e vícios da família e da sociedade.

Por fim, este livro aborda uma formação profunda e alicerçada na doutrina Católica sobre este sacramento, a via de santificação a qual é destinado a ser, e sua importância dentro da ordem moral e religiosa e toda a sociedade, na perpetuação da raça humana e nos planos de Deus.

Por fim, para fazer sua assinatura e receber no conforto do seu lar com frete grátis o box do mês de abril CLIQUE AQUI.

​At, Editora Caritatem

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Resenha Livro A Mãe Segundo a Vontade de Deus
Resenha Livro A Mãe Segundo a Vontade de Deus
Resenha Santa Rita de Cássia
Resenha Santa Rita de Cássia
Famílias numerosas
Famílias numerosas
Resenha Livro A Mulher Cristã e o Sofrimento
Resenha Livro A Mulher Cristã e o Sofrimento
Resenha Livreto de Santa Isabel Rainha de Portugal
Resenha Livreto de Santa Isabel Rainha de Portugal

Receba novidades por email

E-mail cadastrado com sucesso.