Resenha livro Imitação da Santíssima Virgem

Resenha livro Imitação da Santíssima Virgem

Postado em:
Blog - Clube de Leitura
- 16/12/2019 09:52:58

Este livro foi escrito pelo ABADE D’HEROWILLE, e traz orientações em uma linguagem que corresponde à fala da Santíssima Virgem para com seus filhos.

É um livro de piedade, que auxilia a estabelecer uma vida interior, e sobretudo intensifica a devoção à esta que é a Mãe de Deus e nossa mãe.

Nesta resenha, será possível expressar muito pouco da grandiosidade desta obra; IMITAÇÃO DA SANTÍSSIMA VIRGEM é um livro para a cabeceira de todos os cristãos.

O Livro apresenta-se dividido em quatro livros. Em cada um, faz-se uma consideração sobre características da vida de Nossa Senhora, se propõe uma meditação; então, realiza-se uma avaliação sobre como conduzir nossa vida pessoal visando imitá-la.

Livro I – Consideram-se as virtudes da Santíssima Virgem desde o dia da sua Imaculada Conceição até o nascimento de seu Filho em Belém.

Fala-se da imitação propriamente, de como Maria pediu-nos que, como seus filhos, a ouvíssemos e observássemos sua vida, a busca pelo estado de graça, da estima que lhe devemos ter e de como preservá-lo. Observa-se a humildade, a vida de solidão, a pureza e a oração, todas as virtudes que exalavam de Maria Santíssima durante sua vida.

Livro II – Consideram-se a vida e as virtudes da Santíssima Virgem depois do nascimento do seu filho em Belém, até o momento em que ela o viu dar a vida no calvário pela nossa salvação.

De que toda a vida de Maria foi santa, temos plena certeza, mas vale destacar as virtudes que demostrou possuir com heroísmo a partir do momento em que se tornou Mãe do Salvador. Se refletirmos sobre todas as suas dores, até o ápice do entendimento humano, até ver seu filho sendo morto numa cruz, entenderemos como era obediente à vontade de Deus. A completa submissão a Deus é o princípio de toda a sua santidade.

O amor pela pobreza e o amor pela humilhação são pontos a que nos chama a meditar. A observância da Lei de Deus para direcionar cada ato do nosso dia em conformidade com sua vontade.

Fala-se aqui, ainda, do serviço que devemos prestar a Deus com toda nossa vida, como santificar o estado em que nos encontramos e das condições que Ele nos dá para isso.

Livro III – Considera-se a vida da Santíssima Virgem desde a morte de seu divino Filho até a sua Assunção.

Neste ponto do livro, fala-se da virtude da paciência, de como Deus reserva dores aos seus filhos mais fiéis, mas concede perseverança e a graça necessária para cumprir sua vontade. Buscaremos aqui entender a importância e a riqueza da oração e da vida de piedade.

Livro IVDos sentimentos de respeito, de estima, de zelo, de amor, de ternura e de confiança de que nos devemos revestir para com a Santíssima Virgem.

Aqui o livro trata de nossa devoção propriamente dita para com a Santíssima Virgem, nossa entrega completa aos seus cuidados de mãe, e a busca fiel pela mediação de seu amantíssimo Filho. Ainda falará também do amor que devemos para com seu Santíssimo esposo São José.

Com essa profunda devoção, poderemos amar e honrar seu Filho Jesus Cristo de modo realmente digno: será sua própria mãe que irá nos conduzir a isso.

Este livro é de uma piedade mui profunda, e pretende ser um verdadeiro tesouro para a vida de um católico. A Imitação da Santíssima Virgem é um título representante de tudo que devemos almejar como cristãos; é com sua imitação que agradaremos a Deus verdadeiramente e teremos um caminho certo para buscar a santidade. Que seja um verdadeiro auxilio para nossa vida cristã.

 

Livro do box de novembro do clube de leitura "A Mulher Cristã".

Para fazer sua assinatura e receber esta obra CLIQUE AQUI.

At, Editora Cariatem.

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Resenha - O livro da esposa
Resenha - O livro da esposa
Uma palavra acerca da agricultura
Uma palavra acerca da agricultura
Resenha Livreto Santa Mônica - Mãe de Santo Agostinho
Resenha Livreto Santa Mônica - Mãe de Santo Agostinho
Resenha Livro A Mãe Segundo a Vontade de Deus
Resenha Livro A Mãe Segundo a Vontade de Deus
Resenha Santa Rita de Cássia
Resenha Santa Rita de Cássia

Receba novidades por email

E-mail cadastrado com sucesso.